Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

A radicalização política da "classe média"

Divisão marcará próximas eleições, afirma sociólogo. Para pesquisador, "alta renda" está engajada.

há 8 anos

A radicalizao poltica da classe mdia

A escalada de protestos de rua dos últimos dias, a maioria contra o governo, mostra uma radicalização política incomum na história brasileira. Um fenômeno com o qual o País terá de conviver por um bom tempo, ao que parece. “O Brasil está dividido e isso vai marcar a próxima eleição”, diz o sociólogo Jessé Souza, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Para ele, não há possibilidade de o governismo conciliar-se com as pessoas que engrossam as passeatas pela derrubada de Dilma Rousseff e pela prisão do ex-presidente Lula, descritas como pertencentes à “classe média”.

“A questão que fica é como o combate à corrupção e a seletividade das investigações da Operação Lava Jato serão percebidos pelos batalhadores, pela nova classe trabalhadora. É o mais importante”, afirma Souza. “Por isso, a cobertura midiática até agora é preocupante.”

Os manifestantes antipetistas têm sido catalogados como “classe média”, talvez uma classificação genérica demais. No maior palco dos atos do domingo 13, a Avenida Paulista, o Datafolha identificou, entre os estimados 500 mil presentes, 77% com grau superior, 77% de brancos, 63% recebedores de mais de cinco salários mínimos e idade média de 45 anos.

“A camada de maior renda está completamente engajada” contra o governo, na avaliação de Renato Meirelles, diretor do Instituto Data Popular. Sendo assim, não surpreende que na quarta-feira 16, durante protesto em frente ao Palácio do Planalto contra a nomeação de Lula ministro, tenham sido vistos muitos carros de luxo a buzinar e a atirar moedas na direção do prédio.

Para Meirelles, a maior novidade das manifestações recentes é o coroamento do juiz Sergio Moro, comandante da Lava Jato, como “justiceiro”, daí faixas, cartazes e camisetas a defender “Moro presidente”.

Por trás da simbiose entre o juiz e o antipetismo está o sentimento de “basta de corrupção!”. “A corrupção é um problema, mas dar uma dimensão absoluta ao tema cria conflitos falsos no lugar dos verdadeiros, que é a desigualdade social, a disputa por recursos escassos”, diz Souza. “Existe corrupção em todos os governos, mas só é carnavalizada em governos de esquerda.”

Uma existência que não se restringe a governos. Em janeiro, o Data Popular ouviu 3,5 mil pessoas em 146 cidades e constatou: apesar de só 3% assumirem ser corruptos, 70% admitem já ter praticado ao menos uma atitude corrupta na vida e 80% dizem conhecer alguém que já se comportou de tal forma. Algo como mentir no Imposto de Renda, subornar um guarda ou não devolver troco recebido a mais.

Para o presidente do Ipea, quando a “classe média” ergue a bandeira do “fim da corrupção” para combater o governo, tem a ajuda da imprensa, de órgãos como o Ministério Público e o Judiciário e de setores do Congresso, todos pertencentes ao mesmo universo social. Jornalistas, promotores de Justiça e juízes teriam identidade social com os manifestantes antipetistas.

Tão logo Lula assumiu a Casa Civil, um juiz em Brasília baixou liminar revogando a posse, em uma ação popular movida contra a nomeação. O magistrado em questão era Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal. Em seu Facebook, o juiz já colocou fotos dele e da família em manifestações pela cassação da presidenta. No dia 7 de março, escreveu: “Ajude a derrubar a Dilma e volte a viajar para Miami e Orlando. Se ela cai, o dólar cai junto”.

Em resumo, segundo Jessé Souza, o sociólogo: “A chamada classe média é a tropa de choque dos endinheirados no Brasil.”

A radicalizao poltica da classe mdia


Fonte: Carta Capital

  • Sobre o autorAdvogado e consultor jurídico
  • Publicações379
  • Seguidores-4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1521
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-radicalizacao-politica-da-classe-media/316041987

20 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vinícius, chamar a classe média de "tropa de choque" também não é radicalizar?
Não é fazer exatamente o que se condena?

Entendo que quem defende o PT se sinta revoltado ao ver seu partido sendo rejeitado em massa, e que a primeira reação seja a de negação.
"Se eles estão contra o que eu acredito, eles é que estão errados".

Peço apenas que o colega responda a seguinte pergunta: é possível continuar com o PT?

Depois de ouvir Lula e Eduardo Paes rindo de uma cidade do interior do RJ, por ser uma cidade de pobre....
Depois de ouvir Lula mandando enfiar o processo naquele lugar....
Depois de ouvir Lula e asseclas dizendo que o Judiciário tem que sentir medo...

Diga-me, caro Vinícius: tem condição de continuar na presidência um partido que já se revelou um estelionato do mais baixo tipo?
Querer que o PT termine o mandato presidencial equivale a uma pessoa enferma saber que está tomando veneno no lugar de remédio, e continuar tomando até o frasco acabar.

Guerra não, democracia sim.

Abraços. continuar lendo

Prezado Pedro, boa noite!

Se o governo petista está chegando ao seu limite ou fim, isso eu não sei.
O que sei é que a esquerda brasileira tem que se reinventar.
A oposição é fraca, tendenciosa e igualmente corrupta.
A diferença entre governos do PSDB e PT, na minha humilde opinião é só uma: Lula tirou o Brasil do mapa da fome e FHC privatizou nosso país. Nenhum dos dois são Santos!!
A forma como nos enxergamos a política e a sociedade nunca serão iguais. Temos formações diferentes, moramos em locais diferentes, vivenciamos situações diferentes.
Mas isso não me faz melhor e nem pior do que você.
Não quero te empurra goela abaixo que o PT é o certo e o resto está errado. Não!
Só queria ver nas manifestações antigoverno as frases: "FHC na cadeia" "Aécio na cadeia" "Paulinho da força na cadeia" "Picolé de chuchu na cadeia", como vejo com o Lula e Dilma.
Não verei isso. E sabe porque? Porque não é do interesse de quem está lá a justiça e sim a busca por um justiceiro. Um herói para livrá-los do ATUAL governo.
Mas e depois? Temer no poder? Cunha no poder? Aécio no poder? Serra no poder?
Quem poderá nos defender? Super Sergio Moro?? Acho que não!!
Se é justiça que procuramos, todos tem que passar pelo crivo do martelo. TODOS!

Obrigado pelo comentário! continuar lendo

Lula tirou o país do mapa da fome? Tá confiando nas estatísticas maquiadas do governo pelas quais quem recebe bolsa família não passa fome? Uma refeição por dia não tira ninguém da fome.

Só lembrando que o bolsa família foi a fusão de três programas sociais do governo FHC (basta ler o artigo 1º da lei do bolsa família).

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/03/20/apos-10-anos-beneficio-medio-do-bolsa-família-caiereduz-poder-de-compra.htm

Cadê a criação de empregos?

Daqui a pouco vai dizer que o PT resolveu a reforma agrária (sua principal bandeira antes de chegar ao poder). continuar lendo

Então, parece-me que há uma grande dificuldade, inicialmente, de se entender conceitos econômicos.
"FHC privatizou o país". FHC deu início a processos de privatização para o país sair do mais absoluto atraso. A Vale se tornou a segunda maior mineradora do mundo. A Embraer se tornou uma das líderes do setor. Telefones, que antes eram artigos de luxo, custando preço de carros, se popularizaram. O debate no Brasil está tão atrasado que se pensa que terceira via é direita. Note-se o que ocorreu na Grã Bretanha, em que mesmo os trabalhistas perceberam a necessidade de modernização por meio de privatizações realizadas por Thatcher e traçaram a seara da terceira via.
A propósito:
http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/09/esquerda-ou-direita-como-elas-se-modernizaram-ao-longo-dos-anos.html

"Lula tirou o Brasil do mapa da fome." Lula ampliou benefícios sociais já existentes, que antes criticava. Benefícios estes que, por sinal, tiveram entre seus defensores os liberais econômicos Hayek e Friedman. Beneficiou-se da estabilidade da moeda, a que antes se opôs. O crescimento do PIB no período Lula foi de 4%, pouco abaixo da média da América Latina, de 4,1%. No governo FHC, o crescimento foi de 2,1%, pouco acima da média da América Latina, de 2%. Percebe-se que em ambos os casos o país basicamente acompanhou a média da América Latina?
Entretanto, se FHC passou a seu sucessor moeda estável, Lula gestou em seu governo o que Dilma ampliou e resultou na catástrofe econômica que hoje se vê. "Catástrofe"? Não seria isto um exagero? Não!. É a maior queda seguida do PIB da história.
Para quem não entende patavinas de economia talvez uma parábola ajude a esclarecer: Imagine-se um pai que faz um empréstimo e gasta comprando toda sorte de coisas para seus filhos. Naquele período os filhos deveriam achar que a vida era ótima. Ocorre que como todo empréstimo a dívida precisa ser paga, e agora na hora de pagar a família percebe que nunca esteve com suas contas em situação tão ruim.
Imaginou-se? Ótimo.
Alguém tem dificuldade de entender que a situação calamitosa atual é uma consequência das opções equivocadas anteriores, ainda que à época se achasse tudo cor de rosa? Espero que não.

A propósito, sobre fome: o mundo, como um todo, tem reduzido a fome e melhorado a situação das pessoas mais pobres:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/10/extremamente-pobres-devem-ser-menos-de-10-da-populacao-mundial.html
O que causou isso? Qual o fator preponderante? Bolsas? Não! Crescimento econômico. O fenômeno que mais retirou pessoas da pobreza no mundo foram os crescimentos econômicos da China e da Índia. Daí porque tão grave a situação brasileira que terá praticamente 8 anos de crescimento nenhum. continuar lendo

E agora, após 5 anos dessa publicação e com os desfechos perante as ações de Moro e a farsa que foi a Lava Jato, vc abriu seus olhos para a realidade? continuar lendo

Eu poderia entender certos comentários se eles fossem postados nas redes sociais tipo facebook, mas quando lemos algo escrito por pessoas que suponho deveria ter uma compreensão mais holística sobre a matéria escrita do Dr. Vinicius, eu começo a ficar já sem esperanças. Acho que essas pessoas não fazem idéia do que está por trás dessa história toda, ´vamos rever a história, vamos entender como foi constituído o nosso país, agora se apegar numa frase do autor e partir como reflexão é ser primário demais. O texto é claro, não é tendencioso, é inteligente para quem compreende a história do país, lamento muito, pessoas que tiveram a chance de estudar não ter noção da dimensão dos fatos. Aprendam a ouvir, mesmo que discorde mostre o que pode ser melhorado em pról do país, mas um debate de pessoas inteligentes e de boa leitura, sem o fanatismo de partidos. É histórico a corrupção no país, nós somos corruptos em nossas ações do dia a dia, e condenamos outro corrupto que faz o mesmo que estamos fazendo usando de influências para receber mais rápido benesses do governo, ou mesmo não devolvendo um valor a mais que recebemos de troco.. Somos corruptos quando alguém toma uma atitude cidadã e o outro critica porque está atrapalhando o trânsito, somos corruptos quando aceitamos a desigualdade social e quando queremos colocar a classe pobre bem distante de nós, pois ela é o sintoma de uma ameaça a quem tem dinheiro para viajar. Somos corruptos quando vemos uma pessoa de cor escura, apertamos nossa bolsa contra o corpo porque aquele cidadão pode ser um potencial ladrão. Somo corruptos quando sonegamos o imposto de renda, quando inventamos sobrinhos como dependentes nosso para não termos que desembolsar o que nos é devido pagar.
Sinceramente, eu lamento demais essa gente que não reflete e só olha para o umbigo, como tem meu repúdio a OAB, órgão que realmente deveria representar a classe agir como meros seguidores dos meios de comunicação e do capital privado. Não vejo manifestação sobre todas as expoliações que o Brasil vem passando desde seu descobrimento, não vejo uma análise que um partido tão corrupto quanto o que está em evidencia entrar com mandato de segurança, mas não se manifesta a explicar os envolvimentos na operação lavajato do Sr. Aécio, o gasto sem utilidade de um aeroporto em terreno familiar, um dinheiro de um ex-presidente nas ilhas Caymann, o desarquivamento dos 600 processos sobre corrupção que se mantem arquivados...e que esses juristas deveriam modificar a lei que todo roubo contra o erário, não poderia prescrever o processo. Não vejo o povo levantar essas questões que na ocasião quem tinha acesso a esse tipo de informação do que acontecia em Brasilia eram justamente as pessoas esclarecidas e preocupadas com o futuro do país. Somos corruptos quando percebemos a desigualdade social e em nada contribuímos para reduzir esse índice, podemos dividir sim, temos como criar bons projetos sociais e trabalhar em favor da inclusão social. É muito fácil vir criticar o que a imprensa comprometida com a casta dos políticos, dos empresários, banqueiros, porque ninguém se apoia algo nesse país, esses que estão convivendo nessa podridão, se algo não receber. Só relembrar os casos das concessões, a Globo vence em 2018, que medo dela perder as mordomias. É corrupto quem apoia uma atitude tirana de um governador que anuncia que na passeata pro-Dilma ele não iria liberar a av. paulista. São descaradamente cínicos. .Passeata é uma manifestação popular e um processo democrático, alguém pensou que esse senhor estava minando a democracia com essa atitude torpe? Ahh...não devem ter pensado, afinal os corruptos são os seguidores do partido do PT, o restante são todos da mais ilibada moral. Nunca fizeram nada a favor deles, sempre pensaram no povo por isso que hoje temos essa desigualdade tamanha. Alerto, não voltei no PT e nem no PSDB, mas hoje se me fosse facultado votar...votaria sim..nessa dama que percebe o jogo de articulações em favor do interesse de um grupo econômico que sobrepuja o interesse popular. Reflitam o que está em jogo nesses interesses todo, a soberania nacional e a nossa tão sangrenta democracia. Breve postarei um texto de um mestre para que possam refletir melhor o que eu tentei explicar. continuar lendo

Ótima reflexão sobre o texto e sobre nosso momento político.

Obrigado pelo comentário! continuar lendo

Desespero total dos lulistas ... o império está acabando.

Ficam com essa falácia de elite branca. Coisa de anencéfalo ... quer prova?

1. Lula é negro? Sua esposa é negra? Seus filhos são negros? São pobres?
2. Marcelo Odebrecht é negro? É pobre?
3. Dirceu é negro? Genoíno é negro? Bumlai é negro? Os sócios do lulinha são negros? Suas esposas são negras? Seus filhos são negros? São pobres?

Ah! O choro agora é classe média? E professor universitário sindicalista é o quê? Moram na favela? Aliás, sabem mesmo quanto ganha os principais líderes sindicais que apoiam o PT? Talvez queiram se referir aos sem-terra, mas o que o PT fez pela reforma agrária em 13 anos? A resolveu? Ou só criou uma milícia armada?

A conclusão mais inteligente que conseguem tirar: se no governo FHC não houve investigação, então neste também não deve ter. As coisas mudam. Querem prender FHC, por nós tudo bem, levem Collor e Sarney juntos ... mas quero ver um só petista aceitar a prisão do Lula.

Falar em coroar Moro .... quem ignoraria o fato de que o Lula é visto como o Messias dos esquerdistas?

O povo foi manisfestar contra a corrupção ... o lado esquerdista foi prestar socorro ao PT e nada mais. E por falar em carnavalização, para atrair pessoas de baixa rendo os petistas fizeram showmício. É o circo montado para atrair pessoas sem consciência política mas que querem ver artistas. E ainda assim foi um fiasco ... só a Av. Paulista dia 13 superou todo o movimento petista do Brasil. continuar lendo

Prezado (a) Armpit Lover, boa noite!

Se você me julga como petista, então está aqui um que irá aceitar a prisão de Lula.
Mas após todo o tramite legal. TODOS temos direito a ampla defesa e ao contraditório.
Minha formação como pessoa e como profissional seguem o caminho da justiça.
Como jovem advogado, me incomoda bastante a parcialidade de alguns juízes, membros do MP e do STF, seja para um lado ou para o outro.
Discurso de ódio é clichê, seja a Lula, Sarney, FHC ou Collor. Isso não cola comigo. TODOS, eu disse TODOS, deveriam passar pelo crivo da justiça, em seu conceito genuíno.
Comigo não cola "Prendam Fulano, Beltrano e Sicrano então.." Esse discurso é fraco, pois a realidade é outra. O martelo anda batendo só para um lado.
Não há pessoa na Terra que faça eu mudar meu conceito de justiça e igualdade. Não haverá igualdade se a justiça não imperar.
Prender Lula irá resolver o caso da corrupção no Brasil? Acredito fielmente que não, pois a nossa Deusa Themis anda olhando demais por baixo da venda. Mas com certeza irá baixar a guarda dos sedentos por "justiça". Ai mora o perigo!!

Obrigado pelo comentário! continuar lendo

Caro Vinícios,

Não sei de onde tirou a conclusão que prender Lula acabará com a corrupção, mas se ele é corrupto deve ser preso e ponto final.

Houve duas manifestações: uma contra a corrupção e outra a favor da manutenção do PT.

O trâmite legal a que você se refere não passa do mero positivismo ... a Justiça está tratando o caso como deve ser tratado, a luz dos princípios constitucionais.

Letra seca da lei é feita pelos mesmos envolvidos na corrupção, logo não funciona contra eles. Quer prova? A Dilma editou um indulto no qual quase todos os envolvidos no mensalão tiveram suas penas perdoadas. O Lula foi nomeado ministro claramente para fugir do Moro ... ou alguém acha mesmo que aquele termo de posse apresentado era original? Acha mesmo que mandaram um servidor pegar um voo até SP pra entregar um documento sem validade?

Falar de parcialidade ... OK! Oito ministros nomeados pelo PT, incluindo um ex-advogado, e a filha do Marco Aurélio, que saiu em defesa do partido e a pouco se calou, foi agraciada pela Dilma com uma vaga de desembargadora do TRF2.

Óbvio que o martelo está batendo principalmente para o lado do PT, pois é ele quem está no controle da máquina e dos casos de corrupção, mas nada impede que demonstrem os atos de corrupção de outros presidentes, só não podem esperar que o MP tenha bola de cristal. continuar lendo

Prezado,

Mero positivismo?
Discordo totalmente deste seu pensamento.

O principio do contraditório e da ampla defesa, em Direito Processual, é um princípio jurídico fundamental do processo judicial moderno. Exprime a garantia de que ninguém pode sofrer os efeitos de uma sentença sem ter tido a possibilidade de ser parte do processo do qual esta provém, ou seja, sem ter tido a possibilidade de uma efetiva participação na formação da decisão judicial (direito de defesa).
Implica a necessidade de uma dualidade de partes que sustentam posições jurídicas opostas entre si, de modo que o tribunal encarregado de instruir o caso e proferir a sentença não assume nenhuma posição no litígio, limitando-se a julgar de maneira imparcial segundo as pretensões e alegações das partes.

O princípio do contraditório e da ampla defesa é assegurado pelo artigo , inciso LV da Constituição Federal.

Isto vale para TODAS as pessoas em território nacional!! Não é mero positivismo.

Além disso temos um outro Princípio, o do Devido Processo Legal, que abarca uma série de normas ou princípios constitucionais que asseguram o direito de ação e o direito de defesa, a saber: ampla defesa, contraditório, juiz natural, publicidade dos atos processuais, duração razoável do processo, motivação das decisões, tratamento paritário conferido às partes envolvidas no processo etc.

Além de todos esse fatos, possui a Suspeição do Juiz.

A imparcialidade do juiz é um dos pressupostos processuais subjetivos do processo e a suspeição TEM relação com o subjetivismo do Juiz.

Se o colega me disser que o juiz Catta Preta não possui parcialidade, eu encerro nosso debate.

Repito: Se a Justiça não imperar a igualdade jamais existirá!! continuar lendo

Armpit Lover, digo mais: o único ministro negro do STF foi perseguido e importunado pela militância petista até que se aposentasse e fosse morar em outro país.

Realmente a divisão "brancos x negros" de que o PT tanto gosta é derrubada pelos fatos.

Basta querer conhecer os fatos, o que a seita se recusa a fazer. continuar lendo

Caro Vinícios,

Não há processo formado, ainda estão em fase de investigação, mas o PT já está buscando driblar a letra da lei, porque sabe que lei seca não vale de nada.

A Justiça condenou e a Dilma soltou ... fato! A Justiça investigou e a Dilma nomeou ministro ... fato!

Ele pode apresentar a sua ampla defesa, tanto que está recorrendo, mas não há de se falar, por exemplo, em seletividade, pois esta é a principal característica da advocacia ... quero que me cite um só caso (que não seja uma trapalhada) onde o advogado expõe fatos contrários aos seus clientes. Ninguém que patrocine uma causa vai expor provas contra sua própria tese. Por quê o próprio PT não gravou suas próprias ligações e que agora poderia expor a sua versão?

As regras devem ser aplicadas para os dois lados, o que n]ão está ocorrendo porque nos bastidores o PT está buscando articular um abafa na investigação ... as gravações foram claras quanto a isso, inclusive com o Lula xingando e ofendendo vários por não se unirem.

Eu desafio você ao falar de imparcialidade me provar que TODOS os 8 ministros, não são parciais ao PT, especialmente o Barroso ... se quer afastar o juiz Catta Preta e o Moro, afaste 9 dos 11 ministros do STF, pois Marco Aurélio recebeu favor pessoal com a nomeação da filha que só tinha 34 anos de idade, 12 de advocacia, 5 processos, sem pós-graduação, nunca escreveu um livro, não é referência da doutrina, e no entanto foi tida com notável saber jurídico.

Eles só condenam os peixes pequenos e esperam a manobra do Executivo para soltá-los.

O positivismo tá aí pra qualquer um ver, tentando anular as ações da justiça e do MP ... a PF já concluiu sobre o sítio e o triplex, mas na letra da lei não é dele. É a diferença entre fato e direito. continuar lendo

Prezado,

Não estou aqui para defender o PT.
Mas vamos aprofundar o debate...
As Leis não são feitas por juristas, são feitas por "nossos representantes" no Congresso, correto...
Em nenhum momento eu disse que o ex presidente Lula não está tentando escapar da "Republica de Curitiba" como ele mesmo disse.
Mas desafio você a me dizer um político, seja situação ou oposição, que não usaria os métodos que a lei permite para se safar de um juiz totalmente parcial como o Moro.
Como advogado, tenho que usar manobras na lei para achar uma saída para meu cliente.
Se está certo ou errado é algo subjetivo, vai de cada um. A pureza está nos anjos.
Está na CF/88 "pode-se fazer tudo o que a lei não proíbe". Já na adm pública é "pode se fazer tudo aquilo que a Lei permite". A Lei permite ser nomeado, tanto que mais dias menos dias as liminares irão cair. Isto não quer dizer que eu ache correta a nomeação. Mas a suspeição do Moro para mim é muito clara. Não tenho dúvidas da parcialidade dele. Juiz parcial tem que se declarar suspeito!!!!
A parcialidade do Min. Gilmar Mendes é constrangedora também e ele é sempre o escolhido como relator nos processos da oposição. Que coisa né!

Se for para buscarmos justiça contra a corrupção, vamos buscá-la em todos os cantos. continuar lendo

"A escalada de protestos de rua dos últimos dias, a maioria contra o governo, mostra uma radicalização política incomum na história brasileira"

"Os manifestantes antipetistas têm sido catalogados como “classe média”, talvez uma classificação genérica demais. No maior palco dos atos do domingo 13, a Avenida Paulista, o Datafolha identificou, entre os estimados 500 mil presentes, 77% com grau superior, 77% de brancos, 63% recebedores de mais de cinco salários mínimos e idade média de 45 anos"

"Para Meirelles, a maior novidade das manifestações recentes é o coroamento do juiz Sergio Moro, comandante da Lava Jato, como “justiceiro”, daí faixas, cartazes e camisetas a defender “Moro presidente”

"Em resumo, segundo Jessé Souza, o sociólogo: “A chamada classe média é a tropa de choque dos endinheirados no Brasil”

Acredito que o autor do texto ou não reside no Brasil ou é muito, muito tendencioso . Quem realmente possui o costume de radicalizar nos protestos e nas manifestações é aquilo que o próprio Lula chamou de "exército vermelho" (MST, CUT, UNE, CTB, etc) (e ainda tem os black blocs). São eles que invadem e destoem propriedades, depredam o patrimônio público e particular, instigam confrontos com a PM... Foi o pessoal da CUT que convocou esse exército para irem às ruas, com armas nas mãos, e ficarem entrincheirados para enfrentarem o que eles denominaram de burguesia. Foi um aliado do PT que disse que a oposição deveria ser fuzilada.

Quer dizer que agora a classe média está a serviço dos endinheirados? Como assim? Quer dizer que a crise econômica, política, institucional, a afronta à Constituição e às instituições republicanas foram invenções dos endinheirados? E estes agora estão usando a Classe Média nas manifestações? Pensava que assim ocorria era com o pessoal dos programas assistencialistas do atual governo...

Olha, pode até haver um ou outro que esteja se aproveitando da situação para levantar uma bandeira política de oposição ao PT. Não duvido disso. No entanto, as manifestações contra esse governo surgiram agora com todos esses desmandos, essas manobras e esse esquema de corrupção (petrolão) que é o maior da história do Brasil. Talvez o maior do mundo. E é cômico lembrar que o maior escândalo, e que até pensávamos que não existiria outro igual, foi justamente o "mensalão" do governo Lula. É que agora a situação ficou insustentável. Ou não?

Aí nos vem um um instituto afirmar que: "entre os estimados 500 mil presentes, 77% com grau superior, 77% de brancos, 63% recebedores de mais de cinco salários mínimos e idade média de 45 anos". Quanta presunção! Mas vamos aceitar que seja isso mesmo. E nas manifestações em favor de Dilma? Alguém realizou tal pesquisa? Qual foi o resultado?

E quanto ao Juiz Sérgio Moro, ele está causando mesmo é preocupação. Mas, pelo menos em regra, "quem não deve, não teme". continuar lendo

Prezado Renato, boa noite!

Não comentarei as questões sobre o que você relata, pois cada um tem seu modo ser ser, agir e pensar. Respeito sua opinião. Como havia dito em comentários anteriores, "deixemos a pureza para os anjos". A corrupção não aumentou e nem diminuiu, ela está presente na nossa sociedade desde sua formação.
O que contesto é como a classe média mudou de repente de 5 anos para ca. Se tornou mais politizada, mais participativa, porém mais raivosa e perseguidora. Eu faço parte dessa classe social.
O governo FHC foi tão corrupto quanto o governo do PT. A estratégia do governo FHC porém é muito mais eficaz que a dos petistas. Ele "compra" a grande mídia. Isso é fato e existe desde que o homem percebeu que "a propaganda é a alma do negócio". Não há local no Brasil em que a Rede Globo não detenha o monopólio das informações. Se você recebe uma notícia todo dia de que o homem pode voar se bater os braços, com certeza uma hora você vai tentar. Desculpe pela tola analogia, mas só foi para ilustrar. Sendo assim, minhas perguntas são: Porque só no governo do PT a classe média se revoltou? O que ocorre para que Sergio Moro não entre com processo contra outros políticos da oposição? O que ocorre para que Janot não entre com processo contra Aécio Neves? Porque sempre é o Gilmar Mendes (suspeito até o ultimo átomo) quem é o relator da oposição e de bandidos como Daniel Dantas, Roger Abdelmassih e ele sempre os livra ou "senta em cima" para esconder. São perguntas que ninguém responde.

Sobre sua ultima frase: "quem não deve, não teme".
Como advogado tenho que discordar totalmente. Quem não deve teme, teme MUITO!! Porque você só tem a perder. Quem não tem a perder não teme.

Obrigado pelo comentário! continuar lendo