Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Porrete 'Direitos Humanos' é apreendido em centro socioeducativo na Paraíba

Os cassetetes seriam utilizados como ferramenta de tortura contra jovens infratores no centro de reabilitação prisional de João Pessoa, segundo o Ministério Público Federal

há 9 anos

Divulgação/MPF-PB

Porrete Direitos Humanos

Porrete foi encontrado pelo Conselho de Direitos Humanos da Paraíba e seria usado em torturas

Dois porretes com as inscrições 'Direitos humanos' e 'ECA' (Estatuto da Criança e do Adolescente) foram encontrados no Centro Educacional de Jovens (CEJ), em João Pessoa, em uma inspeção do surpresa do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDH-PB). Os utensílios seriam utilizados como ferramenta de tortura, segundo o Ministério Público Federal (MPF), que integra o conselho.

Desde maio deste ano, o CEJ é ocupado apenas por jovens infratores do sexo masculino, que tenham completado 18 anos durante o cumprimento da medida de internação. A separação entre jovens acima de 18 anos e menores infratores faz parte de um conjunto de medidas para melhorar as condições do centro socioeducativo após uma rebelião em abril. Desde então, contudo, as situações permaneceram inalteradas, sem cumprimento das recomendações.

A mais recente inspeção do CEDH-PB também identificou que os jovens seguem encarcerados em celas sem ventilação, em condições precárias e submetidos a castigos. “O que causa indignação é constatar que os jovens passam boa parte do dia na ociosidade, trancafiados nos alojamentos”, declarou Savério Paolillo (Padre Xavier), membro do CEDH e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que participou das vistorias.

Segundo informações repassadas pela direção da unidade, nos dias das inspeções havia 134 jovens internados, o que ultrapassa, em muito, a capacidade máxima de 40 internos prevista por lei.

Além disso, a equipe do centro é insuficiente e as condições do local são precárias. "As paredes estão cheias de mofo e de pichações. Durante as inspeções havia restos de comidas para todo e qualquer canto. O único critério seguido para a separação dos jovens parece ser o das ‘facções'”, aponta o relatório.

A direção da unidade ainda não se manifestou sobre o relatório do CEDH-PB.


Fonte: Carta Capital

  • Sobre o autorAdvogado e consultor jurídico
  • Publicações379
  • Seguidores-4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações238
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/porrete-direitos-humanos-e-apreendido-em-centro-socioeducativo-na-paraiba/200945874

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)